-
Entre em contato (48) 99108-5317
-
Contato por E-mail contato@ibedep.com.br
-
Portal do Aluno Acesso ao Material
- (0)
Entre em contato (48) 99108-5317
Contato por E-mail contato@ibedep.com.br
Portal do Aluno Acesso ao Material
06/06/2017
Falar sobre meio ambiente na escola parece fácil, até porque é um assunto cada vez mais presente no cotidiano da sociedade.
Escrito por Dafnée Canello - Ascom SED/SC
Falar sobre meio ambiente na escola parece fácil, até porque é um assunto cada vez mais presente no cotidiano da sociedade. Cultivar pomares, plantas e jardins, evitar o desperdício de água, consumir mais produtos orgânicos e economizar luz são alguns dos assuntos abordados nas escolas. Mas de que forma tornar os jovens mais sensibilizados? Como fazer com que eles preservem/conservem o bem mais precioso da humanidade?
É para contribuir com essas e outras questões ambientais que a Secretaria de Estado da Educação (SED), por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) orienta as escolas a desenvolverem projetos voltados ao meio ambiente. As políticas e orientações se dividem na perspectiva de uma escola sustentável, a qual considera a gestão, o espaço físico, o currículo e a comunidade como elementos fundamentais para o processo formativo. Este ano são 1.080 escolas com mais de 525 mil estudantes que de alguma forma trabalham a educação ambiental.
De acordo com a coordenadora do NEA, Maria Benedita da Silva Prim, promover a educação ambiental na escola é priorizar ações em benefício do meio ambiente de forma multiplicadora. “Trabalhamos de forma que os estudantes e professores busquem na criatividade métodos de trabalhar com a conservação e preservação o que vem dando resultados ótimos à educação“, conta. Entre os projetos desenvolvidos nas escolas estão: hortas, sala de aula ao ar livre, programas de reciclagem, redução da produção de lixo.
Em 2016 foi implantado como política norteadora o Projeto Escola Espaço Educador Sustentável e Promotor de Saúde e a primeira ação, ainda em andamento, é o concurso Escola Promotora de Saúde com o tema Todos contra o Aedes aegypti. “A ideia do concurso é transformar práticas do dia a dia como ferramentas preventivas e que os estudantes levem para a casa novos hábitos”, destaca a coordenadora do concurso, Rosimari Koch.
O Projeto Ambial é outra iniciativa da SED que busca promover além de cuidados com o meio ambiente, o incentivo a hábitos alimentares saudáveis. A Escola de Educação Básica Gregório Manoel de Bem, em Laguna, que por meio do Ambial desenvolve diferentes projetos com os mais de 200 estudantes. Um deles é o projeto de reaproveitamento da água da chuva para limpeza da escola e do posto de saúde que fica próximo a unidade escolar. A Epagri de Santa Catarina (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural) reconheceu esta escola como escola ecológica que possui outras ações pontuais sobre meio ambiente.
A SED também incentiva e promove a criação das Comissões de Meio Ambiente e de Qualidade de Vida – Com Vida. Considerado uma extensão do NEA dentro do ambiente escolar, cada comissão é formada por professores, alunos e membros da comunidade, o Com Vida tem como objetivo a implantação da Agenda 21 na escola - instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis. O grupo também se dedica a debater interesses coletivos da comunidade e a criar um intercâmbio das ideias da escola com outras comissões do município, região ou estado.
Os técnicos do Núcleo de Educação Ambiental da SED estão desenvolvendo o Caderno Orientativo de Educação Ambiental que visa orientar as escolas para que desenvolva a educação ambiental formal na formação e mobilização dos sujeitos , no resgate de valores e na ação social comprometida com toda forma de vida. “A busca é pela construção de novas reflexões, atitudes, valores e mudanças culturais e sociais em consonância com os princípios da Educação Ambiental”, enfatiza a coordenadora do NEA.
Fonte: Portal SED/SC
Fonte: SED/SC